O GEDEMP

O Grupo de Estudos de Direito Empresarial foi criado em 2005 por Adriano Ferraz, então aluno da FDUFMG e monitor do Prof. Osmar Brina Corrêa Lima, titular da Cadeira de Direito Empresarial na UFMG. O objetivo do Grupo era unir pessoas com interesse na área para discutirem temas não aprofundados na Graduação. Desde a sua fundação, o Grupo foi adquirindo adeptos e se tornou referência para os estudiosos do Direito Empresarial e conquistou o reconhecimento de renomados escritórios de advocacia em Belo Horizonte, que frequentemente, buscam, junto ao Grupo de Estudos, profissionais e estudantes qualificados para compor seus quadros

.

Ao longo desses anos diversos temas foram estudados, como por exemplo: captação de recursos, direito bancário, direito societário, fundos de investimentos, fusões e aquisições, estudos de casos da Comissão de Valores Mobiliários, Direito Societário aplicado, dentre outros.

Mário Tavernard, Bernardo Freitas, Luis Fellipe Maia, Evaristo Lucena, Fernanda Versiani, Lúcio Bemquerer, Julia Corrêa, Bruno Miranda, Thiago Vieira e Pedro Freitas deram continuidade ao trabalho iniciado por Adriano,e atualmente ocupam os cargos de Conselheiros do grupo. Atualmente, os Coordenadores do grupo são Thomaz Penna, João Sad e João Vitor Ordones. No presente momento, o Grupo é coordenado por um Conselho Consultivo, composto por 11 (onze) Conselheiros e 3 (três) Coordenadores, e cada membro possui direito a um voto. Cabe ao Conselho Consultivo estabelecer as diretrizes e objetivos do Grupo, bem como definir o modelo de apresentações e os temas das reuniões de cada semestre.

Aos Coordenadores cabem funções executivas, tais como preparar o Programa, participar ativamente e supervisionar as reuniões semanais, providenciar o local onde ocorrerão as participações, atuar junto ao NIEPE e a UFMG, representar institucionalmente o Grupo, etc.

Os Coordenadores são escolhidos pelo Conselho Consultivo dentre os membros do Grupo com participação ativa, produtiva e reiterada nas reuniões semanais, para um mandato indeterminado. Preferencialmente, o Cargo de Coordenador deve ser ocupado por alunos da Graduação da Faculdade de Direito da UFMG.

Aos Conselheiros, apesar de não atuarem diretamente no Grupo, cabem funções diretivas, como discutir e aprovar as políticas internas, metas, diretrizes e temas que são definidos no âmbito do Conselho Consultivo, juntamente com a participação dos Coordenadores. Os Conselheiros são eleitos pelo próprio Conselho Consultivo para um mandato indeterminado, dentre os Coordenadores que, após o fim de sua gestão, desejem permanecer auxiliando no desenvolvimento do Grupo. 

ENCONTRE-NOS
NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Reuniões aos sábados, às 10h.

Nossas reuniões ocorrem na Av. João Pinheiro, 100 - Belo Horizonte/MG

CEP: 30.130-180